Consultas
Um exame oftalmológico de rotina permite detectar precocemente as principais doenças oculares, que incapacitam crianças e adultos para a vida e o trabalho.
Na MIRALES você realizará uma consulta oftalmológica completa onde será avaliada sua capacidade visual, diagnosticada e tratada uma possível patologia. Atendemos adultos e crianças de qualquer idade.
É recomendada a realização de consultas oftalmológicas anuais para a avaliação da saúde dos olhos, pois o diagnóstico precoce é essencial para se obter uma solução adequada as doenças oculares.
Na criança, a avaliação ocular deve ser feita, segundo a Sociedade Brasileira de oftalmologia, logo ao nascer (com o teste do olhinho), aos 6 meses, 2 anos, 4 anos, 6 anos (fase de pré-alfabetização) e após anualmente.
Lentes de contato
As lentes de contato são lentes ópticas pequenas e finas, usadas diretamente sobre o olho para corrigir a sua visão. São uma excelente alternativa em relação aos óculos para quem deseja ter uma aparência diferente e jovem, comodidade para suas atividades ou apenas a capacidade de enxergar com qualidade. Elas afetarão a forma como você vê e como é visto pelas outras pessoas. Em geral elas proporcionam campo de visão mais amplo, são mais adequadas para atividades esportivas, ambientes úmidos e tratam condições oftalmológicas como ceratocone e aniseiconia que não podem ser corrigidas com óculos.
Na MIRALES o paciente recebe orientação completa antes de decidir usar uma lente de contato. Somos o único centro especializado em adaptação de lentes de contato da região, contando com oftalmologista graduada e preparada para essa função que indicará a você a melhor opção.
Todo paciente com vontade ou necessidade de uso de lentes de contato passa por avaliação oftalmológica detalhada incluindo exames minuciosos (topografia, paquimetria e microscopia). Em seguida, o paciente é submetido a teste de adaptação de lentes com caixas de prova, onde é escolhida a lente mais adequada que vai garantir o conforto e a melhora visual. Esses exames, aliados a uma boa indicação, permitem uma avaliação preliminar que garante uma adaptação de sucesso.
Você que tem problemas refrativos e os corrige com óculos, venha experimentar usar lentes de contato e fazer parte deste grupo

As lentes de contato podem ser rígidas ou gelatinosas dependendo do material empregado na fabricação. Além disso, dependendo da facilidade com que o oxigênio pode atravessar as lentes de contato, elas podem ainda ser classificadas como para ‘USO DIÁRIO’ ou ‘USO PROLONGADO’. As lentes de contato ditas de ‘USO PROLONGADO’, geralmente são as que podem ser usadas por 24 horas contínuas (ou mais) e também durante o sono.
AS LENTES DE CONTATO RÍGIDAS
São lentes fabricadas com materiais que absorvem pouca ou nenhuma água quando estão em contato com a superfície ocular. Essas lentes, portanto, permanecem sempre rígidas quando em uso. As lentes rígidas são mais duráveis, mais fáceis de limpar, corrigem quase todos os tipos de grau, e podem ser usadas simultaneamente com a maioria dos COLÍRIOS. Apesar de rígidas, elas podem ainda serem classificadas como ‘PERMEÁVEIS AOS GASES’ e ‘NÃO PERMEÁVEIS AOS GASES’, dependendo do material com que são fabricadas.
AS LENTES DE CONTATO RÍGIDAS ‘NÃO PERMEÁVEIS AOS GASES'
São lentes fabricadas com matérias com baixa taxa de transmissão aos gases atmosféricos. O principal exemplar desse grupo são as lentes de PMMA (polimetilmetacrilato). São as lentes mais antigas.
AS LENTES DE CONTATO RÍGIDAS ‘PERMEÁVEIS AOS GASES’
São lentes que, apesar de rígidas, possuem alta permeabilidade aos gases atmosféricos, como o oxigênio, por exemplo. O principal exemplar desse grupo são as lentes fluocarbonadas. Existem também outros materiais, como as lentes siliconadas, as lentes combinadas de PMMA + silicone. Apresentam uma ótima adaptação e durabilidade.
AS LENTES DE CONTATO GELATINOSAS
Geralmente são lentes que possuem boa taxa de transmissão aos gases atmosféricos. Participam deste grupo, as lentes de contato ‘hidrofílicas’, também conhecidas como ‘gelatinosas simples’, e as lentes de elastômero de silicone, as modernas lentes de silicone hidrogel que permitem uma oxigenação perfeita da córnea e por isso são de uso prolongado permitindo o uso até mesmo durante o sono.
AS LENTES DE CONTATO COSMÉTICAS
São lentes indicadas quando se deseja modificar a cor ou o aspecto natural dos olhos, podendo também corrigir defeitos refracionais ao mesmo tempo. Como exemplo, podemos citar as lentes de contato coloridas, desenhadas, etc.
AS LENTES DE CONTATO PROTÉTICAS
São lentes usadas geralmente para fins estéticos. Ex.: após uma cirurgia onde se retira o conteúdo do globo ocular, pode-se usar uma lente ‘corneo-escleral’ (com o desenho de um olho normal) sobre a esclera do paciente.

As lentes de contato substituem os óculos, em casos de miopia, hipermetropia e astigmatismo com a vantagem de não machucar o nariz e não atrapalhar a visão lateral, permitindo uma melhor qualidade visual além de maior liberdade à prática esportiva e uso em condições úmidas. Podem substituir também os óculos para perto na presbiopia (vista cansada). Isso é feito através de adaptação de visão monocular, lentes bifocais e as mais recentes e inovadoras lentes de contato multifocais para o indivíduo que quer liberdade dos óculos com ótima visão para longe e perto.
Lentes cosméticas:
As lentes gelatinosas coloridas (com ou sem grau) servem para colorir a superfície dos olhos, trocando a cor dos seus olhos. As opções de cores são várias, sendo as mais procuradas: verde, azul e mel. São também utilizadas para cobrir defeitos da superfície ocular, em pessoas com cicatrizes aparentes na córnea.
Lentes terapêuticas:
Utilizadas para tratamento e controle de várias doenças corneanas. Servem para reduzir ou eliminar a dor ocular por alterações da córnea.
Lentes de Contato de desenhos especiais
Algumas doenças não podem ser tratadas com óculos e seu tratamento é feito exclusivamente com lentes de contato. É o caso de portadores de ceratocone (doença que leva a deformidade da córnea), anisometropia (graus muito diferentes entre os dois olhos), astigmatismo irregular (deformidade da córnea, que pode ocorrer após trauma ou cirurgia), nistagmo (movimento anormal e involuntário dos olhos), Aniridia e albinismo ocular (falta de pigmentação da íris).

Colocar e retirar as lentes de contato dos olhos, depois de um tempo, torna-se um hábito.
Para manter seus olhos e visão os mais saudáveis possíveis, você deve se certificar sempre de que as suas mãos estejam limpas antes de tocar nas suas lentes:
• Lave as mãos com sabão – sabonetes líquidos, com ou sem ação bacteriana, sem perfume, são melhores do que as barras de sabão, que podem ficar contaminadas mais facilmente.
• Enxágue bem todo o sabão para evitar contaminação.
• Seque as mãos com uma toalha que não solte pelos, para evitar que grudem nas lentes.
Siga nosso guia passo a passo para colocar as lentes
1. Lave bem as mãos.
2. Comece sempre pela lente do olho direito e após a do olho esquerdo. Faça dessa sistemática uma rotina.
3. Lave as lentes com uma solução de limpeza, para eliminar qualquer vestígio de resíduos.
4. Coloque a lente na ponta do dedo indicador, certificando-se de que a lente esteja corretamente orientada verificando a marca de posição.
5. Use a outra mão para segurar a pálpebra superior, para não piscar.
6. Puxe para baixo a pálpebra inferior com os outros dedos da sua mão de aplicação.
7. Olhe para cima e coloque suavemente a lente na parte inferior do olho.
8. Solte lentamente a sua pálpebra e faça uma leve massagem na pálpebra inferior para posicionar corretamente a lente no olho.
10. Feche os olhos e pisque por alguns instantes.
11. Coloque a lente do olho esquerdo seguindo o mesmo procedimento.
Siga nosso guia passo a passo para retirar as lentes:
1. Lave bem as mãos.
2. Tire sempre primeiro a lente do olho direito e após do olho esquerdo Faça dessa sistemática uma rotina.
3. Olhe para cima e puxe para baixo a sua pálpebra inferior.
4. Coloque o dedo indicador perto do seu olho, até tocar na extremidade inferior da lente.
5. Deslize a lente para baixo, para a parte branca inferior do seu olho.
6. Aperte suavemente a lente entre o polegar e o indicador e retire-a.
7. Coloque a lente na palma da mão, lave-a e enxágue-a com a solução de limpeza.
8. Coloque a lente no fundo do estojo, no recipiente apropriado para cada olho.
9. Cubra a lente com a solução de limpeza, sem transbordar, e feche o recipiente cuidadosamente.
10.Retire lente do olho esquerdo seguindo o mesmo procedimento

Maquiagem e Lentes de Contato
Dicas na hora de fazer a maquiagem:
• Lavar as mãos antes de colocar as lentes.
• Colocar as lentes antes de se maquiar.
• Aplicar a sombra e o lápis suavemente, para não empurrar ou danificar as lentes.
• Usar maquiagem não oleosa e sem fragrância.
• Usar máscara para cílios (rímel) e delineador resistentes à água ou à prova d’água, para evitar manchas.
Dicas na hora de retirar a maquiagem:
• Antes de retirar a maquiagem, retire primeiro as lentes dos olhos.
• Retirar a maquiagem dos olhos todos os dias com shampoo infantil e água fazendo bastante espuma e friccção no local para sair qualquer resquício de maquiagem.
• Consultar o seu oftalmologista se observar qualquer vermelhidão, dor, inchaço ou irritação.

As lentes de contato e o esporte
Seja você um atleta olímpico no topo da sua carreira, ou apenas gosta de praticar esportes aos finais de semana, as lentes de contato podem lhe proporcionar visão nítida e liberdade de movimento.
Qualquer que seja a sua atividade física as lentes de contato podem ajudar.
Elas não atrapalham sua visão periférica.
Você não precisa se preocupar com o fato de caírem ou escorregarem, como acontece com os óculos quando se move rapidamente ou transpira.
Elas não embaçam como os óculos, podendo ser usadas embaixo de óculos de proteção, máscaras ou capacetes.
Com lentes de contato, todas as dimensões são muito próximas das reais, o que significa que as imagens que você vê praticamente não se alteram na forma ou no tamanho.
Você fica livre para se concentrar na sua atividade esportiva.
Exames
A MIRALES possui o que há de mais avançado em recursos para a detecção de problemas oculares. São equipamentos de última geração tanto para exames de rotina como para diagnóstico de doenças do olho.
Cirurgias

Saiba mais...

Sintomas de catarata:
Além de causar a diminuição da visão, as pessoas podem observar imagens duplas, confusão para ver e distinguir cores, alteração freqüente do grau de óculos, muita dificuldade para a leitura e para ver de longe, além de pior visão em ambientes de baixa luminosidade. Pode ocorrer bilateralmente e ainda é a maior causa de cegueira no mundo, atingindo milhões de pessoas.Tratamento de catarata:
Não existe tratamento clínico para catarata, este é sempre cirúrgico. A partir do momento em que a baixa acuidade visual não é mais corrigida

Saiba mais...
Sintomas:
Os principais sintomas são olho vermelho (irritado) e fotofobia. A causa exata não está definida por completo. O pterígio é mais frequente em pessoas que passam muito tempo ao ar livre, em especial durante o verão. A exposição prolongada à luz solar, sobretudo aos raios ultravioletas e a irritação crônica do olho devido a condições ambientais secas e poeira parecem desempenhar um papel importante. Um olho seco pode contribuir para o aparecimento de um pterígio.Tratamento:
Quando o pterígio torna-se avermelhado e irritado, empregam-se gotas e pomadas oculares para reduzir a inflamação. Se o pterígio tornou-se grande o suficiente para atrapalhar a visão (ultrapassando a margem da córnea em 2,5mm ) pode ser retirado mediante cirurgia. Diferentes técnicas cirúrgicas podem ser utilizadas. A técnica que utiliza o transplante conjuntival (exérese de pterígio e reconstrução com transplante de conjuntiva) é a que apresenta as menores taxas de recidiva (novo crescimento do pterígio após sua remoção cirúrgica). Aliás, a recidiva é o maior obstáculo a ser vencido, e constitui a principal complicação da cirurgia de remoção do pterígio. A técnica de transplante conjuntival proporciona excelente resultado estético e taxa de recidiva muito baixa, podendo chegar e alguns casos a níveis de 10%. Outras técnicas mais antigas, como a técnica de esclera nua (conhecida como raspagem), proporcionam taxas de recidiva elevadas, ocorrendo em acima de 50% ou até 80% dos casos em diversos estudos, o que levou praticamente ao seu abandono.
Prevenção:
A proteção dos olhos contra a luz ultravioleta excessiva através de óculos solares apropriados, evitando condições ambientais secas e empoeiradas, e a aplicação de lágrimas artificiais são medidas que podem ser úteis para prevenir a ocorrência do pterígio.
Saiba mais...

Principais técnicas:
Atualmente existem duas técnicas para a correção da miopia, hipermetropia e astigmatismo: LASIK e PRK. Não existe diferença para o paciente na hora do procedimento, os dois são realizados sob anestesia local tópica (colírio anestésico) e o paciente recebe alta depois do procedimento. Podem ser tratados os dois olhos no mesmo dia, mas geralmente trata-se em dias separados pela maior segurança do procedimento. LASIK (Laser Assisted In Situ Keratomileusis):