Conheça os tipos de lentes

 

As lentes de contato podem ser rígidas ou gelatinosas dependendo do material empregado na fabricação. Além disso, dependendo da facilidade com que o oxigênio pode atravessar as lentes de contato, elas podem ainda ser classificadas como para ‘USO DIÁRIO’ ou ‘USO PROLONGADO’. As lentes de contato ditas de ‘USO PROLONGADO’, geralmente são as que podem ser usadas por 24 horas contínuas (ou mais) e também durante o sono.

 

AS LENTES DE CONTATO RÍGIDAS

São lentes fabricadas com materiais que absorvem pouca ou nenhuma água quando estão em contato com a superfície ocular. Essas lentes, portanto, permanecem sempre rígidas quando em uso. As lentes rígidas são mais duráveis, mais fáceis de limpar, corrigem quase todos os tipos de grau, e podem ser usadas simultaneamente com a maioria dos COLÍRIOS. Apesar de rígidas, elas podem ainda serem classificadas como ‘PERMEÁVEIS AOS GASES’ e ‘NÃO PERMEÁVEIS AOS GASES’, dependendo do material com que são fabricadas.

 

AS LENTES DE CONTATO RÍGIDAS ‘NÃO PERMEÁVEIS AOS GASES’

São lentes fabricadas com matérias com baixa taxa de transmissão aos gases atmosféricos. O principal exemplar desse grupo são as lentes de PMMA (polimetilmetacrilato). São as lentes mais antigas.

 

AS LENTES DE CONTATO RÍGIDAS ‘PERMEÁVEIS AOS GASES’

São lentes que, apesar de rígidas, possuem alta permeabilidade aos gases atmosféricos, como o oxigênio, por exemplo. O principal exemplar desse grupo são as lentes fluocarbonadas. Existem também outros materiais, como as lentes siliconadas, as lentes combinadas de PMMA + silicone. Apresentam uma ótima adaptação e durabilidade.

 

AS LENTES DE CONTATO GELATINOSAS

Geralmente são lentes que possuem boa taxa de transmissão aos gases atmosféricos. Participam deste grupo, as lentes de contato ‘hidrofílicas’, também conhecidas como ‘gelatinosas simples’, e as lentes de elastômero de silicone, as modernas lentes de silicone hidrogel que permitem uma oxigenação perfeita da córnea e por isso são de uso prolongado permitindo o uso até mesmo durante o sono.

 

AS LENTES DE CONTATO COSMÉTICAS

São lentes indicadas quando se deseja modificar a cor ou o aspecto natural dos olhos, podendo também corrigir defeitos refracionais ao mesmo tempo. Como exemplo, podemos citar as lentes de contato coloridas, desenhadas, etc.

 

AS LENTES DE CONTATO PROTÉTICAS

São lentes usadas geralmente para fins estéticos. Ex.: após uma cirurgia onde se retira o conteúdo do globo ocular, pode-se usar uma lente ‘corneo-escleral’ (com o desenho de um olho normal) sobre a esclera do paciente.