Substituição dos óculos:

 

As lentes de contato substituem os óculos, em casos de miopia, hipermetropia e astigmatismo com a vantagem de não machucar o nariz e não atrapalhar a visão lateral, permitindo uma melhor qualidade visual além de maior liberdade à prática esportiva e uso em condições úmidas.

Podem substituir também os óculos para perto na presbiopia (vista cansada). Isso é feito através de adaptação de visão monocular, lentes bifocais e as mais recentes e inovadoras lentes de contato multifocais para o indivíduo que quer liberdade dos óculos com ótima visão para longe e perto.

 

Lentes cosméticas:

 

As lentes gelatinosas coloridas (com ou sem grau) servem para colorir a superfície dos olhos, trocando a cor dos seus olhos. As opções de cores são várias, sendo as mais procuradas: verde, azul e mel.

São também utilizadas para cobrir defeitos da superfície ocular, em pessoas com cicatrizes aparentes na córnea.

 

Lentes terapêuticas:

 

Utilizadas para tratamento e controle de várias doenças corneanas. Servem para reduzir ou eliminar a dor ocular por alterações da córnea.

 

Lentes de Contato de desenhos especiais

 

Algumas doenças não podem ser tratadas com óculos e seu tratamento é feito exclusivamente com lentes de contato. É o caso de portadores de ceratocone (doença que leva a deformidade da córnea), anisometropia (graus muito diferentes entre os dois olhos), astigmatismo irregular (deformidade da córnea, que pode ocorrer após trauma ou cirurgia), nistagmo (movimento anormal e involuntário dos olhos), Aniridia e albinismo ocular (falta de pigmentação da íris).