consultas

Um exame oftalmológico de rotina permite detectar precocemente as principais doenças oculares, que incapacitam...

lentes de contato

As lentes de contato são lentes ópticas pequenas e finas, usadas diretamente sobre o olho para corrigir...

exames

A MIRALES possui o que há de mais avançado em recursos para a detecção de problemas oculares. São...

cirurgias

[toggle_content title="saiba mais" class="toggle box box_green"] Catarata consiste na opacidade...

oftalmologia infantil

A visão é um dos mais importantes sentidos que relacionam a criança com o meio ambiente. Qualquer...

tratamentos especificos

sobre a mirales

Novo Conceito em Oftalmologia A MIRALES é um centro oftalmológico voltado para o atendimento personalizado...

oftalmologia infantil

A visão é um dos mais importantes sentidos que relacionam a criança com o meio ambiente. Qualquer disfunção que leve a um déficit visual poderá levar a uma dificuldade no aprendizado e no relacionamento social.
Como a criança não detém a capacidade apropriada de explicar aos pais que sua visão eventualmente é ruim, o exame ocular deve ser feito logo ao nascer (teste do olhinho), aos 6 meses, 2 anos, 4 anos, 6 anos (fase de pré alfabetização) e após anualmente. Dessa forma é possível prevenir-se um prejuízo no desenvolvimento visual, intelectual, motor e psicológico.
Teste do olhinho:
O teste do olhinho (ou o teste do reflexo vermelho) é um exame que deve ser realizado rotineiramente em bebês no primeiro mês de vida  e que pode detectar e prevenir diversas patologias oculares.
O teste do olhinho previne e diagnostica doenças como a retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma, retinoblastoma, infecções, traumas de parto e a cegueira.
Bebês prematuros devem obrigatoriamente realizar esse teste visual, de modo que afaste o risco da retinopatia da prematuridade, principal causa da cegueira infantil na América Latina.

 

Desenvolvimento da visão da criança
O desenvolvimento da visão se dá desde a vida intra-uterina até aproximadamente os sete anos de idade. O recém nascido percebe luz e vultos. O desenvolvimento da visão é variável para cada criança, mas aos três meses já consegue fixar objetos e entre 6 e 9 meses os olhos devem ter movimentos coordenados. Ao redor dos 4 anos, a visão da criança é semelhante a do adulto, mas poderá ser modulada até os 7 anos.
A principal patologia a ser combatida é a ambliopia (olho preguiçoso), que pode levar à cegueira se não tratada. Ocorre quando há privação de boa qualidade de imagem no período do desenvolvimento visual.
O tratamento da ambliopia visa, inicialmente, a eliminação da dificuldade na formação da imagem adequada além da utilização de tampão no olho bom para estimular a visão do outro olho.