consultas

Um exame oftalmológico de rotina permite detectar precocemente as principais doenças oculares, que incapacitam...

lentes de contato

As lentes de contato são lentes ópticas pequenas e finas, usadas diretamente sobre o olho para corrigir...

exames

A MIRALES possui o que há de mais avançado em recursos para a detecção de problemas oculares. São...

cirurgias

[toggle_content title="saiba mais" class="toggle box box_green"] Catarata consiste na opacidade...

oftalmologia infantil

A visão é um dos mais importantes sentidos que relacionam a criança com o meio ambiente. Qualquer...

tratamentos especificos

sobre a mirales

Novo Conceito em Oftalmologia A MIRALES é um centro oftalmológico voltado para o atendimento personalizado...

exames

A MIRALES possui o que há de mais avançado em recursos para a detecção de problemas oculares. São equipamentos de última geração tanto para exames de rotina como para diagnóstico de doenças do olho.

Exames realizados

Aberrometria Wave Front

Analisa em detalhe o grau real do olho, identificando outras distorções da refração além daquelas de primeira e segunda ordem (miopia, hipermetropia e astigmatismo).

Avaliação de Senso Cromático

Várias doenças podem comprometer a percepção das cores que são analisadas através de testes específicos (Ishihara, HRR). Defeitos congênitos (como daltonismo) e doenças do nervo óptico causam confusão no eixo verde/vermelho e doenças adquiridas na mácula tendem alterar a percepção de azul/amarelo.

Avaliação de Visão Sub-Normal

É uma avaliação que inclui vários testes e exames que permitem o diagnóstico preciso da Visão Subnormal. Considera-se com visão subnormal a pessoa que apresenta 20% ou menos do que chamamos visão normal.

Ceratometria

É um exame que determina a curvatura da córnea em sua região central tomando-se como bases dois eixos ortogonais entre si em 90°. Identifica o eixo e o grau do astigmatismo.

Curva Tensional Nictemérica (CTN)

Indicado no diagnóstico do glaucoma. O exame consiste em 5 a 6 medidas da pressão ocular realizadas durante o dia.

Emergências

Atendimento das diversas emergências oftalmológicas como conjuntivite, olho vermelho, retirada de corpo estranho, entre outras.

Exame oftalmológico infantil

Na criança, a avaliação ocular deve ser feita, segundo a Sociedade Brasileira de oftalmologia, logo ao nascer (com o teste do olhinho), aos 6 meses, 2 anos, 4 anos, 6 anos (fase de pré-alfabetização) e após anualmente.

Exame oftalmológico ocupacional

Realizamos exames oftalmológicos para identificar alguma patologia ou alteração ocular decorrente do ambiente de trabalho do paciente.

Exoftalmometria

Permite a medida do grau de saliência dos olhos em relação à órbita. Importante em inúmeras doenças orbitárias que causam protusão dos olhos (exoftalmia), como tumores, varizes orbitárias, oftalmopatia de Graves.

Gonioscopia

Mostra qual o aspecto do ângulo formado entre a córnea e a íris. É importante para definir qual o tipo de glaucoma e determinar a estratégia de tratamento. Além disso, é indicado para estudo de tumores de íris, de trauma ocular ou suspeita de outras anormalidades.

Mapeamento de Retina/ fundoscopia/ fundo de olho

Permite a análise de todas as estruturas da retina, nervo óptico e vítreo, inclusive alterações na periferia da retina. Muito importante em pacientes míopes, mais susceptíveis a degenerações periféricas, diabéticos, hipertensos e naqueles com queixas de moscas volantes ou fotopsia.

Paquimetria ultrassônica

Consiste na medida da espessura corneana para planejar o uso de lentes de contato e também para planejar a cirurgia de miopia, astigmatismo e hipermetropia, além de avaliar a evolução da espessura corneana em doenças da córnea.

Refração computadorizada

É um exame que de forma muito aproximada nos quantifica a refração de um paciente. Toma como dados a distância ântero-posterior de um olho, a curvatura da córnea e os índices de refração dos meios como córnea, cristalino, humores aquoso e vítreo e tem como variável a acomodação do paciente.

Tela de Amsler

É um teste para avaliar se o paciente é portador de alterações na mácula, tração e cicatrizes. Solicita-se ao paciente que fixe seu olhar um ponto central de um conjunto de linhas quadriculadas. Se enxergar as linhas onduladas ou com falhas é sinal de alterações na mácula e exames adicionais são necessários

Teste de estrabismo

Estrabismo é o desalinhamento dos olhos, onde cada olho aponta para uma direção diferente. Durante a infância, toda criança deverá ser examinada pelo oftalmologista com a finalidade de detectar qualquer problema ocular, especialmente se um parente próximo é estrábico ou amblíope. Mesmo pais observadores poderão não descobrir o estrabismo, sem a ajuda de um oftalmologista.

Teste de Lente de Contato

Conjunto de exames que envolve o teste com lentes de prova para selecionar a lente de contato mais adequada para cada paciente.

Teste de reflexo vermelho (teste do olhinho)

Exame que deve ser realizado na primeira semana de vida do bebê. Baseia-se na percepção do reflexo vermelho que aparece ao ser incidido um feixe de luz sob a superfície retiniana. Para que este reflexo possa ser visto, é necessário que o eixo óptico esteja livre, isto é, sem nenhum obstáculo à entrada e à saída de luz pelo orifício pupilar. Esse teste tem um papel fundamental na detecção precoce de doenças oculares que, se diagnosticadas e tratadas o mais cedo possível, podem evitar deficiência visual, cegueira e até a morte, como no caso de um tumor ocular.

Teste de Sensibilidade ao Contraste

É um teste que analisa a qualidade da visão em diferentes níveis de iluminação. Uma redução da acuidade de contraste pode ocorrer em várias doenças oculares, como doenças da córnea, cataratas, e doenças degenerativas da retina.

Teste de Sobrecarga hídrica

É um exame auxiliar no diagnóstico do glaucoma. Através dele é simulada uma situação de sobrecarga hídrica, quando é medida a pressão ocular. Este teste detecta o valor do pico pressórico ao longo do dia.

Teste de Schimmer

É um teste para avaliar a produção de lágrima. Uma pequena fita de papel é colocada sob a pálpebra inferior e a quantidade de umedecimento é medida. É fundamental quando se suspeita de olho seco.

Rosa Bengala

Rosa bengala é um corante que é instilado no olho e que permite avaliar o grau de sofrimento das células superficiais da córnea e da conjuntiva pela baixa proteção do filme lacrimal.

Tonometria

Consiste na avaliação da pressão intraocular e é realizado durante a consulta de rotina.

Topografia Corneana

É um exame fundamental na avaliação dos astigmatismos corneanos e outras alterações de superfície. Está indicado para os candidatos ao uso de lentes de contato e à cirurgia refrativa, no planejamento das incisões na cirurgia de catarata e das incisões da lente intra-ocular tórica (posicionamento do astigmatismo).